sábado, 6 de setembro de 2014

Seitas e receitas (3)



Seitas e receitas (3)

Modo de servir e acompanhamentos

Serve-se de acordo com o gosto de cada um, do freguês, da casa e da ocasião. Ao gosto dos convidados ou do anfitrião. Para visitas convidadas e agendadas, ou visitas incomodativas e intrometidas. Come-se ou degusta-se na própria casa ou na casa da mãe Joana. Cuidado redobrado com o fogo em casa de ferreiro. Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

Pratos de serviços e guarnições, prato principal ou acompanhamentos. Serve-se em travessas ou baixelas; pratos e tigelas; panelas ou gamelas. Servido sobre a mesa da nobreza ou debaixo da mesa, espalhado pelo chão. Prato típico do mês das bruxas, setembro cidadão, outubros negros e mês de finados. Mais uma ruma de lugar e de ocasião. 

Ideal para o dia da sogra e do sogrão. Acompanhado de catita fofoqueira e rata de portão. Depois de regados e temperados com azeites, molhos e vinagres, de cobras imersas e maturadas em cachaça de dálias, com losna e estragão. 

Para uma vingança come-se frio. Para a esperança consome-se morno, com a opção de esfriar mais durante o consumo, e/ou reaquecer em outra degustação. Para brigas, arengas e confusões, ofereça bem quente. Em ocasiões de indiferença, sirva bem gelado. Em situações mais difíceis é melhor consumir pela beiradas. Em briga de marido e mulher, o melhor é não meter a colher.

Decore e acrescente ao prato oferecido temperos e complementos in natura: sal grosso e cocô do cavalo do bandido. Para pratos mais requintados, para visitas mais distintas e inesperadas. Especiarias mais finas e delicadas, muito pouco encontradas e ofertadas, como as fezes de mosquitos ou moscas do cocô do cavalo do bandido. Guarneça os pratos ou ofereça porções, de menstruação de aves ou ovos, maturados em chocadeiras.

Como entrada ou consume, sirva sopa de pedra ou vidro, prevenindo os banguelas. Para acompanhar, pirão d’água sem farinha e um pedaço de nada assado. Macarrão nada e limão nada. Farinha pouca meu pirão primeiro. Não deixar arrastar brasas para outras sardinhas.
Outras entradas: Salada crua de pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, urtiga e almeirão. Paçoca de minhoca, farinha, areia de cemitério, com lambreta ou berbigão. 

Pode-se ainda antes, depois e durante, ao ritual de refeição oferecer preparados orgânicos e digestivos. Chá de rolha com micção. Atribuindo milhares de opções, do Ph 7 ao índice maximo de concentração, de um para um milhão.

Rio de Janeiro/RJ ─  06/09/2014







Texto produzido para: blogs

Texto disponível em


Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento; alimentos

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento; alimento

Key Words: management; quality;  knowledge; foods


Seitas e receitas (1)
Ingredientes
Texto disponível em
http://osabereseosabores.blogspot.com.br/2014/09/seitas-e-receitas-1.html

Seitas e receitas (2)
Modo de preparo
Texto disponível em

Seitas e receitas (3)
Modos de servir



Próximo Texto
Seitas e receitas (4)
Dicas de variação

Nenhum comentário: