quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Santa Claus Coach



Santa Claus Coach

Diversas palavras do vocabulário inglês já fazem parte do nosso cotidiano. Mesmo que a palavra não seja utilizada no dia a dia, podemos fazer uma associação de imagens e conceitos e entender seu significado. Em um país amante do futebol, antes de iniciar uma partida de futebol com transmissão internacional já acostumamos com uma palavra, Coach, que aparece na escalação de um time no posicionamento onde estamos acostumados a ver o nome do treinador.


A palavra coach tanto pode designar treinador como carruagem. O espanhol seguiu com coche que significa carro e para nós de língua portuguesa podemos entender como um tipo de carruagem, que em outros tempos tinha o nome aportuguesado e consequentemente, por derivação o condutor era chamado de cocheiro. Em antigos filmes americanos, no chamado velho oeste, era muito comum ver a figura do cocheiro, aquele que conduzia as carruagens, ou diligencias e as defendia de salteadores durante o trajeto, defendia vidas e valores transportados, conhecia os caminhos e atalhos. Conhecia os riscos, as alternativas e as soluções para cada passagem estreita formada pelo relevo. Trocava rodas da carruagem quando necessário e tiros com os bandidos

Coach e coaching nos dias de hoje, época de novidades e de inovações, têm a função de defender e orientar profissionais e empresas dos percalços encontrados pelos caminhos, pelas trilhas e pelas sendas para alcançar o sucesso empresarial.
Cursos e atividades de coaching são baseados em conhecimentos, métodos e estatísticas de resultado e resposta. O que não se descarta é o feeling de cada um. A capacidade de olhar com outros olhos e enxergar outras respostas e soluções. Algo como conhecer a linguagem do Maestro oculto de Bourdieu, entender antecipadamente os destinos dos fatos. Saber aquilo que canaliza ao local certo com a melhor tomada de decisão.

 
Coaching é uma ferramenta utilizada no desenvolvimento de empresas e pessoas, potencializando e ajudando a conquistar objetivos, ajudando a reforçar pontos fortes e vencendo os desafios. Há alguns anos procurar um coach era exclusividade de executivos que ocupavam altos escalões. Atualmente tem sido solicitado por profissionais desde a entrada no mercado de trabalho, proporcionando um upgrade na carreira.
 
É chegado o mês de dezembro e Santa Claus Coach o cocheiro da carruagem puxada por renas cruzando os céus, desviando de transito, ruas interditadas e avenidas engarrafadas. Vêm trazendo os presentes desejados e solicitados no passado seja por carta ou por e-mail para serem usados no futuro.

Merry Christmas.
Artigo Publicado:
Informática em Revista
Ano VII | Nº 77, DEZ/12 - Natal/RN
www.infomaticaemrevista.com.br


 




 
Sócio efetivo do IHGRN

Nenhum comentário: