sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Micarlas, Mirelas e Micaretas


Micarlas, Mirelas e Micaretas

 

No século dos descobrimentos, quando os portugueses navegavam pela costa brasileira, prosseguiam atentos e de olhos bem abertos por uma costa desconhecida. Quando muitos navegadores, experientes já conheciam alguns perigos na costa, alertavam aos outros sobre perigos em locais já navegados e reconhecidos como muito perigosos. Era muito comum alertarem aos novos marinheiros. Chegando a citar a frase, com sotaque lusitano em uma região muito perigosa na navegação: Quando passares por ali abra bem os olhos, ‘abru os olhos’. Região hoje conhecida como arquipélago de Abrolhos.

Em política tudo se pode esperar, não sabemos o que se passa pela cabeça dos políticos. Quase já perto de terminar o mandato, a prefeita da capital é cassada. Crises no sistema de saúde. Recursos chegaram, mas correm o risco de serem devolvidos. Promessas de chegada de ração para alimentação dos animais do interior morrendo de fome, por que com a falta de água já conviviam. Em rincões distantes, dentro de um estado tão pequeno.

Uma semana antes do Carnatal a SAMU, está fechada, em greve, não funciona. Houve uma paralisação na coleta de lixo, tornando a cidade um lixão a céu aberto. Portanto nesta época que antecede o Carnatal, época de micaretas, é bom observar as situações, mirar as situações, mirem elas. E como diriam os portugueses, mirelas.

Antecipadamente houve uma campanha de doação de sangue para acertar os estoques nos bancos de sangue, prevendo grande necessidade para o período. A atualização da limpeza urbana recomeçou pela área onde está previsto acontecer o Carnatal.

Todo grande evento tem que arcar com os imprevistos e segurança dos participantes. O evento (Carnatal) deverá contar com ambulâncias de plantão. Entregar o local, ao término do evento, de volta a população, limpo e em condições de uso, deve fazer parte do contrato. A atualização da limpeza urbana recomeçou pela área do Carnatal, depois de acordos feitos coma a prefeitura e com a empresa responsável e seus funcionários.

No artigo Batalha na Avenida Roberto Freire (Jornal de HOJE, 30/07/12) foi ressaltado as sequencias das coisas, dos acontecimentos, como o que vem ocorrendo no Aeroporto Augusto Severo, a sequência da chegada das companhias aéreas em Natal. Já chegaram, Avianca, Air Portugal e  K-line. Mirelas também.

RN, 20/11/2012

 

Roberto Cardoso

IHGRN

Nenhum comentário: