sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Histórias de Rodanrevog


Vôo IG 934
Histórias de Rodanrevog



Rodanrevog
        
            Localizada no Ocitnalta Lus, a história de Rodanrevog começa no século XV quando foi assinado o Odatrat ed Sahlisedrot. Rodanrevog começa sua história como uma Ainatipac Airatidereh.

            No globo terrestre um ponto perdido no meio do oceano. Entre o nada e lugar nenhum.

            Num sobrevôo, em altas altitudes podemos observar sua forma bem definida, as forma de dois otags megavless, como diziam seus antigos nativos.  A Ahli od Otag hoje se chama Ahli od Rodanrevog Roiam, em homenagem a um donatário.

            Do lado leste de Rodanrevog Roiam existe outra ilha, menor, mas curiosamente do mesmo formato. De dimensões bem menores, ela é chamada de Rodanrevog Ronem. As duas formam a Acilbuper ed Rodanrevog.
 
            Rodanrevog tem sua economia baseada no turismo: belas praias, águas limpas, temperatura agradável o ano todo. Enfim: um excelente balneário.

             Em Rodanrevog não existem vereadores, deputados, senadores... O sistema político funciona com representantes: de prédios, de ruas, de bairro, de cidades... Por fim o Representante Geral. Os Representantes funcionam como poder executivo. O poder legislativo está na mão do povo.

            Para se chegar a ser o Representante Geral é necessário começar como representante de prédio ou de rua.  A partir dai é só ir alcançando novas representações, sempre por voto popular. Para se ingressar na carreira política também é necessário frequentar a escola de administração publica.

            Não existe, propaganda eleitoral, a campanha resulta do trabalho eu o candidato vem realizando. Todos os anos há votação. O mandato de qualquer um é de dois anos podendo ser reconduzido a mais dois. A votação é feita através de computadores públicos, ligados a internet. Disponíveis em qualquer Centro de Facilidades.

            A sociedade de Rodanrevog já começa em casa, cada casa tem seu representante para levar seus problemas e suas necessidades ao conhecimento de responsáveis, perante o representante, do prédio, da rua ou da associação de bairro.

            Cada rua é representada por um cidadão na associação de bairro. Cada bairro elege seu representante na zonal e cada zonal escolhe o seu representante no conselho municipal. E por sua vez, cada conselho municipal manda seu representante o Conselho Geral.
                     
            Em todos os níveis há os representantes que formam um conselho e no conselho elege-se um representante.

            Outra maneira de resolver problemas é procurar os Centros de Facilidades. Onde existem representações dos órgãos municipais. Aqui também se encontram terminais de computadores ligados por uma intranet. Através desse sistema o cidadão fornece reclamações, sugestões e necessidades. Cabe aos órgãos competentes estudar e avaliar o que foi colocado no sistema.
 

            Alem do turismo, Airaterces de Omsirut é coordenada por Eerised, muitas coisas são produzidas; existem sete engenhos importantes na Ilha que produzem os produtos necessários ao abastecimento agrícola e pecuário da Ilha. Em altas temporadas ha necessidade de se importar alimentos. Mais só os industrializados, já que não ha muitas indústrias na Ilha. Ha uma preferência aos produtos caseiros e artesanais.
 
            Um verdadeiro paraíso, tanto quanto as suas belezas naturais quanto as condições do povo: em Rodanrevog o poder emana do povo para o povo.

 

Sol lucet Omnibus - Te Deum
 

                  Sol lucet Omnibus - Te Deum, esse é o lema da bandeira de Rodanrevog que significa: o sol brilha para todos – A ti, Deus, louvamos.

            A Acilbuper ed Rodanrevog, em seu brasão a presença do Botu-Atu, um boto negro que diz a lenda protege os mares da ilha.
 
 
[continua]
 

Nenhum comentário: