quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Terra de Nem e de Ninguém.

Dia 08 de agosto comemorou-se o dia do pedestre e o fato justifica o artigo. Nova Parnamirim, um lugar que muitos por um tempo não souberam ou não imaginavam se pertencia a cidade de Natal ou a cidade de Parnamirim, ficou conhecido por alguns pelo nome de Nem, ou seja, nem de lá e nem de cá. Nova Parnamirim é um bairro pertencente a Parnamirim conta com ruas pavimentadas algumas lagoas de captação de águas pluviais. Dados estatísticos colocam Nova Parnamirim na terceira posição no rendimento domiciliar e primeira posição no potencial de consumo mensal entre os bairros de Parnamirim.
Mas em Nova Parnamirim, Nem, ou também para alguns Eucaliptos, tem um lugar que parece não pertencer a Ninguém, no cruzamento da Av Ayrton Senna com a Rua Praia de Tibau .
Em um raio de cinquenta metros a partir deste cruzamento podemos encontrar: padaria com serviço de restaurante, moto peças e serviços, farmácia, bares, lanchonetes, posto de gasolina, cigarreira, vidraçaria, açougue, bomboniere, depósito de bebidas, pizzaria, mercearia, academia, pet shop, sorveteria, fotocopiadora com acesso à internet, salão de beleza, cabeleleiro e residências. Sem frequência determinada, ambulantes e churrasquinho de rua.

Encontramos ainda nesta confusão de bens serviços oferecidos, um semáforo de três tempos, faixa de pedestre, ponto de ônibus, carga e descarga de mercadorias e marcações na calçada para estacionamentos.
Além de podermos enumerar todos estes elementos, em um raio de cinquenta metros, vamos encontrar no dia a dia ainda: carros em fila dupla. Estacionados em cima das calçadas desde a parede dos prédios ao meio-fio obstruindo passagem de pedestres, tendo estes que ir pelas ruas disputando espaço com os carros em transito.  Motos estacionadas de qualquer maneira. Carros junto de placas indicando proibido estacionar. Carros atravessados sobre vagas de deficientes, ocupando inclusive a faixa adicional para embarque/desembarque. Carros oficiais são muito comuns cometendo irregularidades. Mesas e cadeiras de estabelecimentos ocupando as calçadas.
Estacionamento, parada de ônibus, travessia de pedestres e carga/descarga num só espaço, um limite de cinco a dez metros. Afinal, quando será o dia dos pedestres?

Roberto Cardoso
Analista de Qualidade

 

 

Nenhum comentário: